Períneo Feminino e Masculino


Porção do corpo entre as pernas, delimitadas pelo púbis na frente e o ânus atrás tem a forma losangular e compreende um conjunto de músculos e aponeuroses que encerram o estreito inferior da escavação pélvica.

Na mulher está localizado entre a vulva e o ânus já no homem fica entre o saco escrotal e o ânus.

Ele tem como função sustentar os órgãos genitais.

O períneo contém extremidades nervosas sensoriais e é sensível ao toque.
Em algumas mulheres e homens pode ser uma fonte de excitação.

Como qualquer outro músculo, tem que exercitar para não perder a força. É recomendado para homens e mulheres em qualquer idade.

O objetivo da reabilitação perineal é ensinar a contração e relaxamento desses músculos de forma correta promovendo o seu fortalecimento para que desta forma ele possa realizar sua função.

O bom funcionamento desta musculatura está relacionada também com a satisfação sexual feminina e masculina. 














O centro tendíneo do períneo ou corpo perineal é uma massa fibro-elástica de forma piramidal, com cerca de dois cm de diâmetro situado em posição mediana, no limite entre os trígonos urogenital e anal, ou seja entre o bulbo do pênis ou a vagina e o canal anal. 

Sua base está em contato com a pele perineal e seu ápice aponta para o hiato urogenital.

Vários músculos se prendem a ele, tais como os mm. transversos superficial e profundo do períneo, bulboesponjoso, pubococcígeo, levantador da próstata (ou o pubovaginal), esfíncter anal externo e o exfíncter da uretra.

Todas as inserções, mesmo quando parciais fazem do centro tedíneo do períneo uma importante estrutura de estabilização perineal. 










0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante, aqui ele faz a difença!