Anatomia Sexual Feminina e Masculina

O aparelho sexual é um conjunto amplo de órgãos que responde ao estímulo  sexual.
É de suma importância que o ser humano tenha conhecimento global de seu corpo.

A resposta sexual depende de fatores psicológicos e biológicos. Para compreender a sexualidade é imprescindível saber quais os órgãos que direta ou  indiretamente participam da atividade sexual.

O conjunto  de órgãos genitais envolvidos dividem-se em externos e internos.

No entanto, em todo o corpo podemos encontrar partes responsivas ao desejo sexual como a boca, os seios, a pele, o ânus e o reto.

Anatomia Sexual Feminina

Genitais

São os órgãos sexuais da região pélvica.

Órgãos externos

Vulva



Muitas pessoas confundem a vagina e a vulva. A deusa romana do amor.

Ela representa o conjunto de órgãos genitais externos femininos semelhantes a uma pequena 
bolsa. 

Nela encontramos as ninfas, que são os grandes e pequenos lábios, o clitóris, o períneo, as glândulas de Skene  e as de Bartholin,  a uretra e  a entrada da vagina  o hímen e o ânus.

Nesta área encontram-se extremidades nervosas, muitas mulheres sentem que a pressão ou a estimulação direta sobre ele, provoca excitação sexual.


Grandes lábios vulvares

Correspondem às duas dobras do tecido cutâneo que se situam uma de cada lado da fenda vulvar, apresentando internamente um revestimento mucoso e externamente uma cobertura de pelos. 

Quando a mulher está excitada, os lábios escurecem, ingurgitam-se com sangue e se separam, abrindo o caminho para a vagina.

Na cópula, os grandes lábios servem de almofadas e amortecedores, que recebem e abrandam os choques partidos do homem.


Pequenos lábios vulvares

São duas pregas de tecido mucoso envolvidos pelos grandes lábios. São suaves e cheios de pequenos vasos sanguíneos. 

Tanto os grandes lábios, como os  pequenos lábios vulvares, ambos têm muitas extremidades nervosas sensórias e são fontes importante de estimulação sexual. 

Na juventude, são úmidas, na cor vermelho claro (independente da cor da pessoa), na velhice, são secos, fanadas e de cor violácea.

Os pequenos lábios vulvares, são entremeados de tecidos cavernosos no seu interior. Na excitação sexual se enchem de sangue, os lóbulos tornam-se túrgidos e pulsam.


Clitóris

É uma pequena protuberância esponjosa, com cerca de dois a três centímetros de comprimento, cujo corpo fica encoberto por uma pele (prepúcio).

Situa-se na união superior dos pequenos lábios, aparecendo apenas a sua ponta (glande).

Ele varia na estrutura e na posição.

É no clitóris que se desenvolvem as sensações voluptuosas, graças a sua riqueza em terminações nervosas finas. É a área mais sensível dos genitais femininos  o qual chamam de órgão eréctil.

A estimulação manual ou oral do mesmo faz com que muitas mulheres tenham  orgasmos intensos. 

Seu tamanho ainda  é tema de debates. A maior parte do clitóris não é visível. Helen O’Connell, descobriu que o clitóris é duas vezes maior e mais complexo que o normalmente descrito pelos artigos científicos.


Glândulas de Skene e glândulas de Bartholin

As primeiras ficam juntas ao meato uretral, e as últimas são duas pequeninas glândulas localizadas nas paredes laterais da vulva. 

Quando da excitação, elaboram um líquido importante que lubrifica a vagina e facilita a entrada do pênis. O líquido é transparente e tem cheiro de sexo, ou seja, seu odor e agradável e excitante. 

Durante as carícias preliminares de um encontro sexual, essas glândulas trabalham determinando aquela umidade abundante, que “molha” de forma característica a mulher.


Hímen






Membrana delgada, geralmente com um orifício diminuto, localizada na entrada da vagina.

Os Típicos compreendem
Os anulares, semilunar e labiado.

Os Atípicos compreendem
Os imperfurados, os em ponte, os criniformes e os crivados

Quase sempre se rompe no primeiro coito, entretanto o hímen intacto não é  prova absoluta de virgindade, assim como varias vezes o seu rompimento não justifica ter ocorrido o coito. 

Órgãos Internos

Vagina




Músculo elástico que se inicia na vulva e dá seguimento ao útero. 

Possui na extremidade distal uma membrana denominada hímen que, devido a sua posição, forma e estrutura, fecha parcialmente  o canal vaginal próximo da sua entrada (isto é quando a mulher é virgem). 

Internamente é revestida por um tecido mucoso que mantém a umidade natural das paredes vaginais, graças á presença de glândulas especiais (G. Bartholin).

Tem um comprimento aproximado de seis a dezesseis centímetros, variando de acordo com a disposição do útero.

As paredes são quase coladas, abrindo-se por ocasião da excitação. 

São vascularizadas, entumece por ocasião da excitação e, ao ser penetrada pelo pênis, se estreita, tentando agarrá-lo.


Uretra
Conduto que se inicia na bexiga e se abre exterior, através do qual se dá a eliminação da urina contida na bexiga.

A uretra apesar de terminar por um pequeno orifício à parte, situado acima da abertura da vagina, denominando meato uretral ela pertence ao aparelho urinário. 

É mais longa no homem do que na mulher.

Útero




É o lugar onde o feto se desenvolve durante a gravidez. Situa-se acima da vagina, a bexiga fica a sua frente, e o reto se encontram por trás.

O útero tem geralmente o formato de uma pera invertida, na posição normal, ele fica ligeiramente inclinado para frente. É constituído de fibras musculares e coberto internamente por uma membrana com o nome de endométrio.

Distinguir-se no útero, as seguintes partes

Superior ou o fundo do útero

Estão aderidas aqui as trompas de Falópio  é  ai, no primeiro terço delas, que os espermatozoides irá se fixar, esperando o óvulo que saíra dos ovários.

A primeira fase da fecundação, chama-se a isso de nidação, não existindo fecundação, existe a menstruação.

Corpo do útero

Abriga o feto para o seu desenvolvimento, é a maior parte do útero.

Colo do útero ou cérvix

É a parte inferior do útero, localizada no fundo do tubo vaginal, é aqui se   encontra um pequeno orifício que permite a entrada dos espermatozoides e a saída do fluxo menstrual.


Trompas de Falópio



São duas, têm cada uma o cumprimento de dez a quinze centímetros, e se estendem na direção dos ovários.

Suas paredes internas possuem cílios vibráteis que empurram o óvulo em direção à cavidade uterina.

Ovários




Gônada feminina ou glândula sexual, são do tamanho de amêndoas sem casca.

Exerce duas funções de grande destaque

A primeira é produzir os hormônios estrogênio, a progesterona e a testosterona,que desempenham um papel importante no desejo sexual da mulher.

A segunda é produzir e lançar os óvulos.

Durante a vida de uma mulher, a produção de óvulos é de aproximadamente 200.000.

Hormônios luteinizantes, folículos estimulantes, luteotróficos e estrogênios, durante a puberdade têm sua produção aumentada, e são responsáveis pelas características sexuais secundárias.


Óvulo


Célula sexual feminina que tem sua formação no ovário. Normalmente chamado gameta feminino, possui núcleo haplóide (com metade do numero cromossômico do indivíduo).

Geralmente o óvulo é bem mais volumoso que a célula sexual masculina, apresentando na mulher um diâmetro aproximadamente de cerca  de 0,14 mm.

Outras Partes da Anatomia Sexual

Seios




São glândulas sudoríferas modificadas, rodeadas de um tecido gorduroso e fibroso. Tem como função vital fornecer alimento ao bebe.

O tamanho dos seios não tem nada a ver com sua sensibilidade sexual, no entanto estudos demonstraram que mulheres com seios maiores tendem a ter menos sensação, na verdade  a sensibilidade erótica nos seios varia de mulher para mulher.

Algumas não sentem quase nada quando estes são acariciados, já  para outras são grandes fonte de  prazer.

A estimulação do bico e da aréola,feita pela língua ou dedo do homem,pode levar ao orgasmo. 


Ânus, reto e nádegas

Em muitas mulheres podem ser zonas erógenas. 

A estimulação dessa área muitas vezes fazem  parte das carícias preliminares. 

Algumas delas acham a penetração anal altamente excitante, mas para muitas é considerada dolorosa e desagradável.

Nesse tipo de penetração existe um  certo perigo, devido o revestimento delicado do reto  ser facilmente roto, facilitando assim a entrada na corrente sanguínea do vírus da Aíds e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Muitos países, inclusive o nosso, acham as nádegas tão eróticas quanto os seios.




Anatomia Sexual Masculina



Órgãos Externos

Pênis






Parte do sistema reprodutor masculino responsável pela copula, instrumento no qual os espermatozoides são ejaculados do interior do aparelho reprodutor feminino.

É considerado o principal órgão do aparelho sexual masculino, sendo formado por dois tipos de tecidos cilíndricos: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso (envolve e protege a uretra). 

Na extremidade do pênis encontra-se a glande ( cabeça do pênis) onde pudemos visualizar a abertura da uretra.



Órgãos Internos

Testículo


São órgãos responsáveis pela produção de espermatozoides (espermatogênese).

Cada testículo tem uma forma oval revestido por uma cápsula de tecido conjuntivo nomeado túnica albugínea.

Invaginações desta túnica formam septos que dividem o testículo em câmaras ou lóbulos.

Cada câmara acondiciona uma série de túbulos seminíferos, onde se localiza as células germinativas em vários estágios de desenvolvimento.

Um espermatozoide




Não podem se desenvolver adequadamente na temperatura normal do corpo (36,5°C) leva cerca de 70 dias para ser produzido. 

Assim, os testículos se localizam na parte externa do corpo, dentro da bolsa escrotal, que tem a função de termo regulação (aproximam ou afastam os testículos do corpo), mantendo-os a uma temperatura geralmente em torno de 1 a 3°C abaixo da corporal.


Canais deferentes

São dois tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais. 

Na medida em que os espermatozoides vão deixando o epidídimo, a cada lado, vão passando por outro túbulo, mais calibroso e que os transportará desde a bolsa escrotal até o interior da cavidade pélvica, acima, onde se juntará à uretra, no interior da próstata.

No interior dos canais deferentes, embora já maduro, os espermatozoides permanecem imóveis. Isto se deve principalmente ao pH ácido encontrado no interior dos canais deferentes.

Próstata




Glândula localizada abaixo da bexiga urinária. 

Secreta substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e ativa os espermatozoides.

No interior da próstata o líquido contendo os espermatozoides  proveniente dos canais deferentes, se junta à uretra que, a partir de então, faz parte tanto do aparelho urinário como também do aparelho reprodutor no homem.

A uretra


E comumente um canal longo no homem inicia-se abaixo da bexiga, destinado para a urina, mas os músculos na entrada da bexiga se contraem durante a ereção para que nenhuma urina entre no sêmen e nenhum sêmen entre na bexiga.

Todos os espermatozoides não ejaculados são reabsorvidos pelo corpo dentro de algum tempo.

Glândulas Bulbo Uretrais ou de Cowper



São duas, localizadas no segmento bulbar da uretra.

Sua secreção transparente é lançada dentro da uretra para limpá-la e preparar a passagem dos espermatozoides.


Também tem função na lubrificação do pênis durante o ato sexual. 
























































































































.

1 comentários:

Unknown disse...

HOJE QUIS INTEIRAR-ME CIENTIFICAMENTE EM CERTOS PORMENORES MAIS PROFUNDOS .
COMO TAL FIZ UMA PESQUISA PARA ME INTEIRAR MASI SOBRE ALGUNS ASPECTOS QUE AINDA TENHO QUESTAO.... CONTINUO A PROCURAR MAIS ESPECIFICA...
a continuar.....

Postar um comentário

Seu comentário é importante, aqui ele faz a difença!